Curva de vazão irá mostrar quanto é o consumo de água de uma torneira,chuveiro a medida que varia a pressão.


Vamos tratar neste post de 2 produtos 


-Chuveiros / Duchas 


-Monocomando para Cozinha


O gráfico acima representa o consumo de água a uma determinada pressão. Também informa a pressão mínima de funcionamento.


Olhando para o gráfico, veremos que na pressão mínima de funcionamento de 2 MCA, o consumo será de aproximadamente 7 l/min e na pressão mínima de funcionamento de 6 MCA, será de aproximadamente 12l/min. 


Vamos supor que tenho uma pressão aproximada de 15 MCA no ponto do chuveiro, então quando eu abrir o registro, o chuveiro deixará passar aproximadamente 25/min. 


Meu aquecedor de passagem é de 20l /min, e agora o que faço ? Compro um chuveiro de tamanho menor ?


NECESSARIAMENTE NÃO !!


Você pode comprar um chuveiro de tamanho grande ( mesmo que tenha alto consumo ) e colocar um restritor de vazão de 16 ou 14 l/min.


Vai ficar uma porcaria ?


NÃO , a pressão ajuda a resolver isso, mesmo porque o "FUNCIONA" neste caso, está ligado a Sensação na hora de tomar banho , você está ganhando em tamanho do chuveiro. 

 


Monocomando para Cozinha -  Antes de comprar verifique se existe a informação de " Pressão Mínima de Funcionamento " , geralmente os monocomandos de cozinha precisam algo como 05 MCA como pressão mínima de funcionamento.


Com relação a vazão nem todo fabricante informa mas  6 L/min com 15 MCA é um valor bem aceitável.  Já vi fabricantes muito respeitáveis terem produtos que na pressão mínima de funcionamento informam que o produto consome 4 l/min a 10MCA.


Queremos deixar aqui registrado que temos um imenso prazer em lhe servir pois afinal de contas tudo que é feito prazerosamente SÓ PODE DAR CERTO.