Quanto tenho de Pressão em Minha Casa ? 


Tenho como calcular aproximadamente este valor ?


Vou te dar um exemplo a seguir, que irá ilustrar muito bem, o que deverá ser feito para descobrir quantos M.C.A.(Metros de Coluna d'Água) você possui em sua instalação hidráulica. 


M.C.A. - Metros de Coluna D’Agua , esta é a nomenclatura usada para quantificar a Pressão Hidráulica . 


Como eu sei qual o MCA tenho em casa ? É a ALTURA ENTRE O FUNDO DA CAIXA D’AGUA E O PONTO DE ÁGUA. Atenção NÃO É DISTÂNCIA. A distância implica em perda de carga .


EXEMPLO : Moro no 5º andar e meu prédio tem 10 andares, então será : 5 andares até o 10º + 1 andar da casa de máquinas = 6 andares x 3 mts por andar ( entre lajes )

6 x 3 = 18 mts ou 18 M.C.A. , se você possuir um Aquecedor de passagem tire aproximadamente de 3 a 4  M.C.A. de perda de carga .Então você teria aproximadamente 15 M.C.A. depois do Aquecedor. Aquecedores de acumulação considere no máximo 2 M.C.A. de perda de carga.

Pronto , agora eu sei quanto tenho de pressão na minha casa, mas ela será sempre igual mesmo que abra todos os chuveiros e torneiras ? A Resposta é NÃO.

Vamos esclarecer isso tomando como exemplo o gráfico acima. Este gráfico está mostrando o que ocorre com a pressão( eixo vertical ) conforme a vazão aumenta ( eixo horizontal )

Repare que conforme você anda para a Direita no gráfico, a quantidade de água aumenta e a pressão diminui.


Agora que você já sabe como fazer para saber aproximadamente a pressão em sua casa, vou te dar dicas de como escolher um chuveiro.CLIQUE AQUI